top of page

Expedicionários da Saúde

Campinas - SP
Novo logo_EDS.jpg

Contato

EndereçoRua Dr. Heitor Penteado, 1300 - Joaquim Egídio - Campinas/SP

CEP: 13108-002

Telefone: (+55) 19 3298-6033

A Associação Expedicionários da Saúde - EDS é uma organização brasileira sem fins lucrativos criada em 2003 por um grupo de médicos voluntários, que tem como objetivo levar medicina especializada, principalmente atendimento cirúrgico, às populações indígenas que vivem isoladas na Amazônia brasileira. É um serviço complementar aos programas de atendimento à saúde e visa evitar a necessidade de deslocamento, nem sempre viável, do doente e sua família até centros urbanos.

Qualificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse público), Expedicionários da Saúde implantou em 2004 o Programa Operando na Amazônia a partir de parceria estabelecida com as instituições responsáveis pela saúde local assim como o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Secretaria de Atenção a Saúde Indígena ( SESAI- Ministério da Saúde- MS), Conselhos Distritais Indígenas ( CONDISE- FUNAI ) e Ministério da Defesa ( MS ).

Missão: Levar atendimento médico especializado, principalmente cirúrgico, até populações indígenas que vivem geograficamente isoladas, com excelência na qualidade de serviços e gestão responsável.

 

Visão: Criar um modelo referencial de atendimento médico especializado a populações que vivem isoladas geograficamente.

Para atender a populações que vivem distantes de centros cirúrgicos, os Expedicionários da Saúde desenvolveram um Centro Cirúrgico Móvel, adaptado às suas necessidades, transportado e montado especialmente para essa ação. É uma forma de trabalho inovadora, pela primeira vez utilizada no Brasil por uma organização civil.

 

Até maio de 2018 foram realizadas 40 expedições, com um total de 7.457 cirurgias e 51.747 atendimentos. O maior número de cirurgias ocorre entre as especialidades de oftalmologia e cirurgia geral, além de cirurgias pediátricas, ortopédicas e ginecológicas de média complexidade. Também são realizados atendimentos clínicos em diversas especialidades.  

 

No ano de 2010, os Expedicionários da Saúde se mobilizaram, e realizaram 7 Expedições-SOS Haiti para atender as vítimas do terremoto ocorrido em janeiro no Haiti. Foram realizadas 359 cirurgias e 1407 atendimentos no período de janeiro a outubro, onde foram enviados 78 profissionais para cidade de Les Cayes

 

Além dos médicos voluntários, Expedicionários da Saúde conta com o apoio de outros profissionais e instituições que ajudam a viabilizar seu programa, além do patrocínio de empresas, instituições e pessoas físicas socialmente responsáveis.

Galeria

Notícias

bottom of page