top of page

Ballet no Mosteiro

Salvador - BA
Logo Ação Social.jpg

 A Associação Ação Social Mosteiro do Salvador, pessoa jurídica de direito privado, é uma Associação Civil de natureza filantrópica, criada em 1981 pelas Monjas Beneditinas do Mosteiro do Salvador, com o objetivo de prestar à comunidade de Coutos um serviço de assistência social, que busca atender às necessidades da população excluída dos bens e serviços sociais, refletindo os problemas, propondo estratégias de organização e caminhos para a saída da condição de exclusão. Tem como objetivo o trabalho social no bairro de Coutos, integrando os leigos do Mosteiro do Salvador e a comunidade local, em torno da problemática social do bairro.

Sensível a uma das tantas necessidades, primeiramente, cria-se uma creche para acolher 150 crianças de até 06 anos. Enfim, desde sua criação, a entidade tem prestado serviços relevantes à comunidade de Coutos e adjacências. A exemplo da comunidade vizinha, Colina do Mar, ocupação criada em 1983 em torno do Mosteiro, sem nenhuma infraestrutura, cuja organização foi fortalecida por esta associação através de um trabalho de conscientização da população. Criou-se um projeto de infraestrutura para a URBIS, (órgão responsável pela urbanização das comunidades da periferia de Salvador). Resultado: mutirão comunitário para urbanização, conquista de energia elétrica, água e rede de esgoto, melhoria das casas, e por fim, posse dos lotes.  A partir daí a entidade organizou um Centro Comunitário onde funcionavam oficinas diversas nas áreas de saúde, cultura, esporte e educação, tais como: aulas de reforço escolar, capoeira, computação, percussão, dança afro, teatro, oficinas de brinquedos, corte e costura, alimentação natural, remédios caseiros etc.

O contexto social demonstra baixo nível de escolaridade, habitações com grandes deficiências de condições sanitárias, falta de oportunidades de trabalho e de condições que possam favorecer a inclusão social. Diante do quadro, novos desafios surgiram exigindo da entidade acompanhamento também no aspecto técnico profissional, emprego e renda. Desta forma, a Associação tem ampliado seus beneficiários inserindo-os em seus programas. São crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade social. Sendo fortalecidos e instrumentalizados para a melhoria da qualidade de vida e conquista da cidadania. 

 

Seguem abaixo descritas, as nossas principais atividades.

 

Principais atividades

Creche e pré-escola, com 100 crianças, divididas em 04 turmas, regularmente matriculadas, e registradas no EDUCA CENSO do Ministério da Educação. A creche possui um Projeto Político-Pedagógico, que direciona todas as atividades, sendo este projeto elaborado pela equipe de professores, e coordenado por uma profissional de pedagogia.                                                              

Aulas de karatê: Com 70 crianças e adolescentes divididos em 6 turmas com aulas duas vezes por semana. Crianças e jovens da comunidade de Coutos e adjacências na faixa etária de 06 a 17 anos. Ajuda desenvolver a capacidade psicomotora, da expressividade oral e corporal, de concentração e desinibição. Fazer pensar através do esporte, resgatando a autoestima e fortalecendo sua identidade, como também a união dentro de um espaço alternativo. Os alunos participam de campeonatos, no decorrer do ano. 

Ballet: Entre os diversos estilos de dança, o Ballet clássico é a base perfeita para um bailarino, trabalhando a respiração, postura, flexibilidade, tendo como consequência bem-estar e percepção corporal, agilidade e coordenação motora.  Essa é uma das atividades de maior visibilidade e destaque da associação. Atualmente, há 250 crianças e adolescentes inscritos, os quais praticam o Ballet em turno oposto à escola formal. Durante todo o ano, essas crianças e adolescentes participam de aulas técnicas e práticas, exames, elaboram coreografias. Bem como algumas delas realizam o Exame Internacional da Royal Academy of Dance.

 

Programa de Formação Profissional em Serviços Bancários: São atendidos adolescentes na faixa etária dos 15 aos 17 anos. O programa é designado para adolescentes do Subúrbio Ferroviário de Salvador, matriculados na escola pública, São adolescentes empobrecidos, de famílias com renda per capta de até meio salário mínimo que vive em situação de pobreza e ou vulnerabilidade social. O Programa os insere no mercado de trabalho em situação de aprendizes. Incentivando a conclusão dos estudos e o crescimento acadêmico e profissional. Os jovens realizaram suas atividades práticas no Banco do Brasil e recebem formação teórica na Associação Ação Social Mosteiro do Salvador. Permanecendo por 2 anos no programa. A Associação já atendeu cerca de 400 jovens e adolescentes desde o ano de 2005. 

  • Ballet no Mosteiro

Contato

Endereço - Avenida Afrânio Peixoto s/n Coutos

40.750-090 – Salvador Bahia

 

Telefones – 3217–7742 / 3397–2478

E-mailassociacaoasmos@gmail.com / ledasm2009@gmail.com

Galeria
Notícias
bottom of page