top of page

protegendo os guardiões da nossa história

  • Foto do escritor: ABMTHS
    ABMTHS
  • 22 de jul.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 23 de jul.


À medida que envelhecemos, enfrentamos muitos desafios físicos, emocionais e sociais.


Aos cabelos brancos e às rugas, somam-se inúmeros problemas de saúde... Os passos já não são tão rápidos e as histórias contadas tantas e tantas vezes, se perdem por falta de ouvintes!


Infelizmente, muitas pessoas idosas sofrem diferentes formas de violência, e na maioria das vezes, não as reconhecem como tal, já que as agressões acontecem dentro de casa ou da família e vêm disfarçadas de falta de paciência e tempo, sendo repetidamente suportadas pelos mais velhos.


Essas ações prejudicam ainda mais a saúde física e emocional, além de violar direitos fundamentais das pessoas idosas.


Por medo, vergonha ou dependência de quem agride, as vítimas na maioria das vezes não denunciam a violência sofrida. Por isso, é fundamental que toda a sociedade esteja atenta e pronta para agir denunciando, mas principalmente, acolhendo com amor, empatia e respeito aqueles que são os guardiões da nossa história, para que essa violência não se perpetue.


O Centro Social Laudato Si, criado há dois anos, é um espaço onde as pessoas idosas podem interagir livremente, criando vínculos que proporcionem saúde física e emocional.


Oficinas oferecidas no Centro Social Laudato Si
Oficinas oferecidas no Centro Social Laudato Si

Durante as oficinas realizadas, muitos depoimentos vão surgindo espontaneamente, como forma de partilhar suas histórias de vida e algumas pessoas nem percebem, que suas histórias se encaixam em algum tipo de violência. Em casos assim, todos são acolhidos com muito carinho e respeito, e se necessário são orientados a buscar ajuda especializada.


E para celebrar o mês dedicado a uma causa tão importante, várias atividades foram especialmente realizadas no CSLS como forma de conscientizar sobre a importância de cuidar, respeitar e proteger as pessoas idosas.



Vamos juntos transformar o Junho Violeta em um momento de conscientização, respeito e proteção que perdure por todo o ano!


E como Junho também é mês de alegria, quando os idosos fazem o que mais gostam, que é dançar e se divertir, façamos com que essa alegria, seja uma presença constante e que a vida deles seja sempre… uma grande festa! Porque cuidar e proteger as pessoas idosas, é responsabilidade de todos nós!




Comments


Logo Branco.png

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE

MARIA E TSU HUNG SIEH

ABMTHS 2018 - Todos os direitos reservados

Design Victor Martins

bottom of page