top of page
  • Foto do escritorABMTHS

SOMAR: Praticando o futuro no Centro Social AbmthS


Jardim São Luis

O projeto Sou Mais existe há 5 anos e surgiu quando as crianças do Jardim São Luis; uma comunidade carente na zona sul de São Paulo,que participavam de outras atividades da SOMAR; começaram a crescer e demandar formação para jovens e adolescentes.


Oferecendo educação complementar aos jovens de 14 a 20 anos, o projeto pretende despertar as potencialidades de cada um, para que eles se tornem protagonistas de sua história pessoal e profissional.


“Imagine uma mala, dessas que os jovens carregam… Durante a participação deles nos inúmeros projetos oferecidos pela SOMAR, como aulas de dança, de inglês e outros, é nessa mala que eles armazenam todos os conteúdos aprendidos, habilidades, repertórios e vivências...vão enchendo essa mala, e é dela que eles vão retirar tudo o que precisarem ao longo da vida”, afirma Sandra Testa, Coordenadora do Sou Mais.


E os resultados desse projeto foram acompanhados, no evento Praticando o Futuro, uma parceria entre a SOMAR e a AbmthS, que aconteceu pela segunda vez no Centro Social AbmthS.


Os jovens chegaram tímidos, mas em pouco tempo ocuparam todos os espaços do centro social, afinal é impossível ficar indiferente a beleza da natureza do lugar. E o dia, estava especialmente radiante para recebê-los.



Ao longo do dia, divididos em grupos, eles desenvolveram um trabalho falando sobre as habilidades socioemocionais, que têm aprendido nos encontros do Sou Mais, como por exemplo, resiliência, bondade e discernimento e apresentaram para toda a turma presente.




As apresentações surpreenderam pelo comprometimento! Ao conversar com os jovens, é possível perceber, o quanto eles são gratos aos voluntários e profissionais da entidade, pela maneira como são tratados e como isso está mudando a vida deles: Respeito é uma palavra e sentimento recorrente entre eles.




Adlin, tem 15 anos e há 7 participa dos projetos da SOMAR. Quando questionada, sobre o que o projeto tem mudado em sua vida, a resposta é objetiva: “- Antes, eu não via muitas oportunidades pra mim, agora eu vejo! A SOMAR me prepara para o futuro e eu sei que vou conseguir um bom emprego.”



Se existe um segredo para os bons resultados desse projeto, pode ser definido em duas atitudes que estão muito ligadas às habilidades socioemocionais: - Valorização e Respeito! A maneira como são tratados na SOMAR, conquistou esses jovens!



37 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page