Setembro Amarelo: valorizando a vida dos nossos jovens e fortalecendo a esperança
- ABMTHS
- 23 de set.
- 2 min de leitura

Estudos internacionais e nacionais recentes indicam que a depressão e a ansiedade vêm aumentando entre crianças, adolescentes e jovens adultos nos últimos anos.
Muitos relatos descrevem aumento de sintomas de humor baixo, ansiedade, sono irregular e excesso do uso de telas e mídias sociais como fatores recorrentes nesses casos.
Mas outros fatores também contribuem para esse adoecimento dessa parcela da nossa população, como: - Pressão acadêmica (para aqueles que estudam), instabilidade econômica, conflitos familiares e solidão, exposição a violência ou traumas, falta de acesso a serviços de saúde mental de qualidade.
O que acaba por gerar impactos na vida cotidiana, como a piora do desempenho escolar, isolamento social, dificuldades de concentração, comportamentos de risco como o uso de álcool/drogas e a automutilação, em muitos casos.
Diante da falta ou da longa espera por atendimento médico e psicológico gratuito, muitas OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) tem desenvolvido projetos que buscam construir redes de proteção para fortalecer a resiliência dos jovens, através de práticas de escuta empática, acolhimento e encaminhamento para serviços de apoio quando necessário.
A OSC Firmacasa, de Campinas, SP, através do Projeto Canto do Sol, desenvolve ações que inspiram e fortalecem a comunidade escolar e local, por meio de atividades de leitura compartilhada, rodas de conversa, atividades culturais, esportivas e projetos de convivência e capacitação profissional.

Promover ambientes educacionais e comunitários que valorizem a vida, a curiosidade e o sonho de crianças e jovens é fundamental para o desenvolvimento emocional saudável, o que no futuro pode ser fator decisivo para a formação de um adulto seguro de seu papel e lugar no mundo, que sabe de todo o seu potencial para mudar o seu destino.
Compreender que a vida é um bem precioso que merece cuidado diário, especialmente durante a adolescência e a juventude, é incentivar e reconhecer a importância de falar abertamente sobre emoções, medos e expectativas, buscando apoio sem vergonha, quando o emocional der sinais de instabilidade.
Agradecemos ao Projeto Canto do Sol pela dedicação em promover educação, presença, cuidado e esperança com a vida dos jovens de Campinas e região.














Comentários