top of page
  • Foto do escritorABMTHS

S.O.S. Yanomami - Expedicionários da Saúde

Atualizado: 31 de mai. de 2023

No dia 26/02 a Equipe EDS formada por 9 voluntários, entre eles, médicos, enfermeiros e farmacêutico bioquímico, se juntou aos profissionais de saúde do DSEI Yanomami para apoiar o Plano de Ação Emergencial para o enfrentamento da malária, desnutrição infantil, mortalidade infantil, tungíase, entre outras necessidades médicas.


As discussões para o desenvolvimento do Plano vêm sendo realizadas desde 2021 pela SESAI-DSEI YY, quando foi definido para EDS atuar na região da Missão Catrimani. O DSEI-YY, está localizado na região norte do Brasil com extensão territorial de 96.649,75 km² com população de 28.738 indígenas, distribuídos em 366 aldeias, habitadas por cinco grupos indígenas distintos: Sanumã, Ninan, Yawari/Xamathari, Ye´kuana e Yanomami, o mais numeroso.

O DSEI YY é composto por uma Casa de Saúde Indígena (CASAI), 37 Polos Base e 78 Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI) que assistem toda esta população. O aspecto seminômade de parte dessa população é um dos fatores que dificulta o acesso dos profissionais de saúde que precisam de mais esforços para levar atendimento às crianças, adultos e idosos, além das dificuldades geográficas. Quase todo deslocamento é aéreo ( helicóptero e pequenas aeronaves).

Esta ação é uma forma de atuar emergencialmente nas regiões definidas como prioritárias.

Desejamos Boa Sorte aos voluntários EDS e ao DSEI YY, por este enorme desafio.


 


21 visualizações0 comentário
bottom of page