top of page
  • Foto do escritorABMTHS

Quando SOMAR, na verdade, significa Multiplicar

Atualizado: 17 de mai. de 2023

SOMAR - São Paulo, SP

Como transmitir valores aos jovens e levá-los a praticar virtudes?

  • Como, por um momento, afastar as crianças de seus telefones celulares e expô-las ao poder da natureza?

  • Como ensinar um adolescente em risco, pertencente a uma comunidade vulnerável, a ter amor-próprio e um forte senso de valor próprio?

Abordar essas questões fundamentais certamente não envolve respostas simples... por isso a ABMTHS fez parceria com o programa SouMais* da SOMAR* para levar mais de 45 crianças de 13 a 20 anos do Jardim da Felicidade – uma favela da zona sul de São Paulo – a um retiro no Parque Jambeiro (propriedade da ABMTHS, em meio a natureza, nos arredores de Campinas).


Esta edição do SouMais foi criada com o objetivo de responder a questões oportunas e urgentes de uma forma divertida e interessante. A sequência de atividades ofereceu ao grupo de jovens uma oportunidade de viver e experimentar virtudes em situações reais de vida e de facilitar a reflexão sobre a relevância dos valores no seu dia a dia.

Por meio de uma série de vivências em grupo, os participantes tiveram a chance de discutir e refletir a respeito de valores e habilidades, tais como confiança, autocontrole, coragem, discernimento, gratidão, perseverança, sabedoria e propósito. Todo o programa foi gerenciado e facilitado por 10 instrutores e facilitadores adultos que ajudaram as crianças a aproveitar ao máximo a experiência e se desenvolver.


O evento no Jambeiro foi um sucesso total e os participantes mal tinham saído e já estavam ansiosos para saber quando seria a próxima edição.


“Eu não quero ir para casa…este foi o MELHOR dia da minha vida!”, disse um participante. “Adorei nosso dia aqui no Jambeiro... Quando voltaremos?” acrescentou outro. E seus pais fizeram elogios igualmente brilhantes: “Gostaria de agradecer a todos vocês por cuidarem do meu filho. Foi um dia superprodutivo para ele... ele voltou radiante e contando todas as experiências maravilhosas que teve. Deus abençoe todos vocês!" escreveu uma mãe orgulhosa. O sentimento de gratidão e satisfação expresso pelo grupo de pais dos participantes foi unânime.


SOMAR e ABMTHS compartilham a crença de que cada jovem está em uma jornada de autodescoberta e construção de sua própria identidade, única e potencial. Com a sua própria história, talentos e interesses, a SouMais procura dar-lhes a oportunidade de se conectarem com este potencial e permitir que cresçam como adultos responsáveis ​​e realizados para que também um dia o propaguem - transformando assim a sua realidade e quebrando o ciclo de vulnerabilidade em seu bairro.


“Tudo isso é para seu benefício, para que a graça que está alcançando cada vez mais pessoas faça transbordar ações de graças para a glória de Deus”. - 2 Coríntios, 4,15



*Notas:


SOMAR (que significa Solidariedade em Marcha) é uma ONG que oferece educação complementar extracurricular e currículo de construção de caráter para crianças do bairro de 4 a 18 anos do Jardim da Felicidade. A SOMAR, parceira da ABMTHS desde 2019, é administrada pelo Sodalitium of Christian Life, uma sociedade de vida apostólica formada por leigos e sacerdotes.


Fundado em 2019, o SouMais é o programa SOMAR dirigido a jovens a partir dos 13 anos. O programa busca transmitir valores e virtudes, uma visão de mundo mais ampla e um caminho para uma carreira acadêmica ou técnica/profissional. Atualmente, existem mais de 60 participantes inscritos no SouMais e, desde a sua criação, o SouMais ajudou 22 crianças a encontrar empregos/estágios e outras 8 pontes para escolas técnicas ou universidades.


Visite o site da SOMAR: www.somarbrasil.org.br para saber mais.


Escrito por Miguel Sieh.


23 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page