top of page
  • Foto do escritorABMTHS

"Parsifal, ABMTHS e Gabriel: Uma partilha de vida...

Atualizado: 20 de jul. de 2023

Gabriel da Silva Rangel nasceu em 13 de julho de 2001. Filho de Daniela Rangel, uma jovem mãe, o menino foi criado junto aos avós maternos, que foram e ainda são um alicerce para a vida dele.


Durante a infância e começo da adolescência, Gabriel frequentou o ensino regular em escolas públicas, sem muito sucesso. Sua vida começou a mudar no segundo semestre de 2016, quando seu avô procurou a Parsifal, pois tinha a certeza de que ali seu neto, poderia “ser encaminhado na vida.”


Gabriel tinha 14 anos. Menino lindo com expressiva dificuldade na aprendizagem em decorrência da deficiência intelectual. As dificuldades financeiras, eram só mais um detalhe, na história dessa família da periferia de São Paulo.


Percebendo que o neto precisava de ajuda e sem condições financeiras para isso, o avô de Gabriel procurou a Parsifal, que em parceria com a AbmthS abriu as portas e o coração para acolher o menino tímido, ressentido e magoado, que se sentia incapaz de conquistar qualquer coisa na vida, por causa do constante “bullying” dos colegas de escola.


Começou então, o longo caminho de desenvolvimento para o garoto: - Musicoterapia, terapia artística e panificação, onde Gabriel demonstrou um grande talento, foram algumas das oficinas que o menino frequentou nos sete anos em que esteve na Parsifal.



Apadrinhado por dr. Thomas Sieh, da AbmthS e sempre apoiado pelos profissionais e voluntários da Parsifal, onde é possível sentir o carinho, empenho e competência para o desenvolvimento de seus alunos, Gabriel encontrou acolhimento e coragem para lutar e realizar seu sonho: - Conseguir trabalhar para se sustentar e ajudar sua família.


Mas porque isso seria tão difícil para um menino disposto a mudar sua vida?


Devido a violência sofrida na escola pública, onde sempre foi julgado como incapaz, Gabriel não conseguiu ser alfabetizado. E para o seu sonho se realizar, faltava ainda essa conquista.


Com apoio da psicopedagoga Suely e de todas as outras terapeutas, hoje ele está alfabetizado! E com muita autoestima, é proativo, interessado, educado e observador.


Há poucos meses, o sonho de Gabriel se tornou realidade: - A meta da Parsifal de inseri-lo no mercado de trabalho foi conquistada e ele trabalha no restaurante Outback. E toda semana, ele visita a família Parsifal para contar suas conquistas e buscar orientação para aprender a lidar com o mundo do trabalho e seus desafios.


O menino sério, machucado, deu lugar a um rapaz sorridente! E os terapeutas e voluntários da Parsifal são muito felizes por fazer parte da história do Gabriel.


E para comemorar os 22 anos de Gabriel, ele conheceu o dr. John Sieh, atual presidente da AbmthS, num encontro com muita conversa, sorrisos, presentes e até uma carta de agradecimento! Mais um momento de partilhar a vida entre os amigos da Parsifal, da AbmthS e Gabriel...


*Texto produzido em parceria com a Parsifal

*Layout criado em parceria com Sérgio Fernandes

321 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page