top of page
  • Foto do escritorABMTHS

Live com Sérgio Britto, dos Titãs, abre programação que comemora os 21 anos do Instituto Anelo

O cantor e compositor Sérgio Britto, integrante da banda de rock Titãs, será o convidado especial da live que dará início à programação que comemora os 21 anos do Instituto Anelo, uma associação sem fins lucrativos que oferece aulas gratuitas de música no distrito do Campo Grande, em Campinas (SP). O evento, 100% online e gratuito, será realizado nos dias 25, 27, 28, 29 e 30 de maio, com apresentações (ao vivo e gravadas) e lançamentos de vídeos de músicos e grupos artísticos do Anelo. No dia 26, o Instituto Anelo participa da Live do Bem, projeto dos músicos Diego Figueiredo e Derico Sciotti (leia mais abaixo).


Na live que abre as comemorações, no dia 25, Sérgio Britto conversa com Luccas Soares, fundador e coordenador geral do Instituto Anelo, sobre o processo de composição e sobre a carreira solo que desenvolve em paralelo ao trabalho com os Titãs, e que resultou nos discos A Minha Cara (2000), Eu Sou 300 (2006), SP55 (2010) e Purabossanova (2013), mais a série de singles digitais iniciada em novembro do ano passado com a canção Epifania. Será às 20h, no Instagram.


Vale lembrar que o Instituto Anelo iniciou uma parceria com os Titãs em 29 de dezembro de 2018, no programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo de Televisão. Na ocasião, o grupo cedeu à instituição os direitos autorais da versão remix de Epitáfio, feita juntamente com o DJ Alok. Desde então, essa parceria já rendeu bons frutos, como a participação de cinco músicos do Anelo na live Titãs Trio Acústico, em 26 de junho de 2020, e a regravação de Comida com a Orquestra Anelo .


Outras atrações


Além da live com Sérgio Britto, a programação terá outros 18 eventos, todos no YouTube. Um deles é o show gravado em estúdio pelo Anelo 6teto, que ainda estreia um vídeo produzido a distância com participação da cantora italiana Susanna Stivali. O sexteto e a artista, que já se apresentaram juntos em Campinas em 2019, gravaram C’è Piú Samba, versão em italiano de Tem Mais Samba, de Chico Buarque, faixa do disco Caro Chico, lançado por Susanna em 2015.


Outro destaque é a estreia do mais recente vídeo produzido pela Orquestra Anelo, maior grupo instrumental pertencente à instituição. Trata-se do nono vídeo gravado de forma remota pela Orquestra desde o início da pandemia da Covid-19. Desta vez, trata-se de um arranjo para Sambo Sim, composição do maestro Guilherme Ribeiro, com edição de imagens de Julia Mazzotti Toledo e mixagem de Henrique Manchuria, ambos integrantes do grupo.


Luccas Soares, que é pianista, acordeonista, cantor e compositor, fará uma apresentação ao vivo, tendo como convidado o guitarrista, produtor e arranjador Vinadhara Wassuprem, integrante do Grupo Ungambikkula e parceiro de longa data do Instituto Anelo. No repertório, uma série de canções autorais. Outras apresentações ao vivo incluem a da cantora e compositora Marisa Molchansky, conhecida como Brisa e do multi-instrumentista Romulo Oliveira. Todos os eventos, ao vivo ou gravados, serão apresentados pelo jornalista Flávio Botelho - a programação completa pode ser conferida abaixo.


O Instituto Anelo


Fundado em 10 de maio de 2000, o Instituto Anelo já atendeu 5 mil alunos ao longo desses 21 anos de atividade. Atualmente, trabalha com os seguintes projetos: Brincando com os Sons (musicalização infantil), Instrumento e Canto, Sanfônica (aulas de acordeon) e Prática de Banda (música em grupo). No início, atuava somente com o público infanto-juvenil, porém, hoje leva a música a pessoas de todas as gerações a partir dos 5 anos de idade.


Com sede no Jardim Florence I, o Instituto Anelo tornou-se uma importante referência cultural não só na periferia, mas em toda a cidade de Campinas. Por cinco anos consecutivos, de 2015 a 2019, músicos ligados à instituição participaram do Arcevia Jazz Feast, seminário de jazz e improvisação realizado na Itália. Em 2019, o Anelo viajou pela primeira vez à África do Sul, quando Luccas Soares e o Anelo 6teto participaram do Standard Bank National Youth Jazz Festival.


“Meu sonho com o Instituto Anelo, com a música, não era ir para a Itália por cinco anos consecutivos, não era ir para a África do Sul, não era tocar em grandes palcos ou atender mais de 5 mil alunos. Meu sonho era apenas existir. E a música me ajudou a existir e a resistir vivendo em um país com tanta desigualdade, onde o negro já nasce com um rótulo, principalmente se mora na favela ou numa invasão”, diz Luccas Soares, que começou a aprender a tocar e a dar aulas de música quando morava na viela da Rua 149, uma antiga invasão do Jardim Florence I. “Agradeço a todos os que acreditaram nesse sonho e que nos ajudaram a vencer os preconceitos da vida”, completa.


Patrocínio


O projeto Instituto Anelo: Música e Cidadania – Plano Anual 2021 tem como patrocinadora master a CPFL Energia, por meio de parceria com o Instituto CPFL, e também conta com patrocínio da Unimed Campinas, Amphenol e Stoller, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS. O Instituto Anelo também conta com o apoio da Associação Beneficente Maria e Tsu Hung Sieh e do Instituto Robert Bosch.


Live do Bem


Além da programação especial pelo aniversário de 21 anos, o Instituto Anelo participa, no dia 26 de maio (quarta-feira), às 19h, da Live do Bem, projeto do violonista Diego Figueiredo, considerado um dos melhores do Brasil, e do saxofonista Derico Sciotti, que por anos integrou o Sexteto do Jô, do talk show comandado pelo humorista e apresentador Jô Soares.


A live, que terá como convidados especiais três músicos do Instituto Anelo (Josias Teles no contrabaixo, Léo Pelegrin na percussão e Julia Toledo no piano) e um quinteto de cordas da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC), será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube Cultura Abraça Campinas, da Secretaria Municipal de Cultura, direto do Teatro Castro Mendes. O evento vai arrecadar alimentos a serem doados aos atendidos do Anelo e suas famílias.





SERVIÇO


O quê: Série de lives e shows em comemoração aos 21 Anos do Instituto Anelo

Quando: Dias 25, 27, 28, 29 e 30 de maio de 2021 (de QUINTA-FEIRA a DOMINGO)

Onde: Instagram (@institutoanelo) e YouTube (youtube.com/institutoanelooficial)


Programação no Instagram:


DIA 25/5/2021 (TERÇA-FEIRA)


20h - Luccas Soares e Sérgio Britto (live)

Fundador e coordenador geral do Instituto Anelo, Luccas Soares bate-papo com o cantor e compositor Sérgio Britto, um dos fundadores da banda de rock Titãs, sobre composição e também sobre a carreira solo do artista.

Duração: 60 minutos


Programação no YouTube:


DIA 27/5/2021 (QUINTA-FEIRA)


17h - Arranjando a composição, com Luccas Soares & Vinadhara Wassuprem (apresentação ao vivo)

Pianista, acordeonista, cantor e compositor, Luccas Soares se apresenta ao vivo com a participação especial do músico Vinadhara Wassuprem. Luccas Soares é fundador e coordenador do Instituto Anelo. Natural de Campinas, estudou música no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, e no Conservatório Souza Lima, em São Paulo. É responsável pelo intercâmbio entre o Instituto Anelo com os festivais Arcevia Jazz Feast, na Itália, e Standard Bank Jazz Festival, na África do Sul, onde também se apresentou. Foi palestrante do TEDx Campinas em 2019. Vinadhara Wassuprem começou a estudar violão aos 9 anos, no Conservatório de Viçosa (MG). Logo ganhou uma guitarra e se juntou às bandas de rock da cidade. Paralelamente, fazia aulas também de Bossa Nova. É graduado em Música Popular pela Unicamp. Junto com os pianistas Guilherme Ribeiro e Bebeto Von Buettner inaugurou o movimento de música instrumental do extinto bar Estação Santa Fé, no distrito de Barão Geraldo, com grande impacto sobre a cena musical de Campinas e região. Desde lá vem priorizando o trabalho como produtor musical e arranjador, e hoje é integrante do Grupo Ungambikkula, com o qual também desenvolve um trabalho musical voltado para a evolução da consciência humana.

Duração: 60 minutos


18h30 - Lucas Bohn ao vivo, de casa (apresentação gravada)

Apresentação solo com composições que fazem parte do disco Pauliceia, além de premiére de uma nova música. Um dos coordenadores do Instituto Anelo, Lucas Bohn é compositor e pianista. Graduado em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre em composição pela University of South Carolina (USC), tem dois álbuns de música instrumental lançados: As Time Went By, gravado nos Estados Unidos, e Pauliceia, uma homenagem ao bairro de Campinas onde cresceu.

Duração: 30 minutos


19h20 - Henrique Simas, Josimar Prince & Filipe Lapa (apresentação gravada)

O trio formado por Henrique Simas (contrabaixo), Josimar Prince (violão, guitarra e voz) e Filipe Lapa (bateria) apresenta um repertório que abrange desde os clássicos do cancioneiro nacional como Eu e a Brisa (Johnny Alf) e Garota de Ipanema (Tom Jobim), até standards do jazz norte-americano, como Take the A Train (Duke Ellington/Billy Strayhorn) e So What (Miles Davis). Henrique Simas atua como contrabaixista na cena de jazz e de música instrumental em Campinas. Porém, deu seus primeiros passos na música como baterista e percussionista da extinta Orquestra Sinfônica Infantojuvenil do Projeto GURI de São Bernardo do Campo, sua cidade natal. Aos 15 anos, migrou para o contrabaixo. Mudou-se para Campinas para cursar Música Popular na Unicamp. Josimar Prince tem 42 anos e é um nome reconhecido na noite campineira. Cursou MPB e jazz no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí (SP), e estudou na Faculdade Souza Lima, em São Paulo. Participou, como instrumentista, de gravações de CDs e de apresentações ao lado de nomes como Clube do Balanço, Marcu Ribas e Leci Brandão, entre outros. Filipe Lapa estudou no Instituto Anelo de 2007 a 2012 e depois no Conservatório Souza Lima, de 2013 a 2014. Em 2013, fez parte da banda do musical O Despertar da Primavera. Em 2017, participou do Arcevia Jazz Feast, na Itália, festival que ocorre anualmente no verão europeu. Em 2019, como integrante do Anelo 6teto, participou do Standard Bank National Youth Jazz Festival, na África do Sul. É professor no Instituto Anelo e integra a Orquestra Anelo.

Duração: 40 minutos


DIA 28/5/2021 (SEXTA-FEIRA)


18h30 - Duo Julia & Luca (apresentação gravada)

Os músicos Julia Mazzotti Toledo (piano) e Luca Alves (guitarra) apresentam um repertório autoral inspirado pela sonoridade da música instrumental brasileira. Julia Mazzotti Toledo é pianista, compositora, produtora audiovisual e educadora. Desde 2017 cursa Bacharelado em Piano Popular pelo Instituto de Artes da Unicamp, e ingressou em 2021 no curso de formação em piano popular da EMESP Tom Jobim. É professora de piano e, no Instituto Anelo, dá aulas de Prática de Banda, além de fazer parte da Orquestra Anelo. Luca Alves é músico, produtor, compositor e educador. Atualmente é guitarrista da Orquestra Jazz Sinfônica de Valinhos e do cantor Rodrigo José. É especializado na área de arranjo para pequenas e grandes formações. Durante a graduação em Música pela Unicamp, conduziu a própria big band, a Cabareto Early Jazz Band.

Duração: 35 minutos


19h15 - Prince Canções Autorais, com Josimar Prince (apresentação gravada)

O cantor, compositor e instrumentista Josimar Prince, professor de Prática de Banda e integrante da Orquestra Anelo, apresenta um repertório autoral calcado na MPB e samba ijexá.

Duração: 30 minutos


20h - Chorando de Alegria, com Mistura de Tempero (apresentação gravada)

Formado por Eduardo Henrique (cavaquinho), Edmilson Santos (flauta, saxofone e clarinete), Renato Frederico (pandeiro) e Daniel Machado (violão de 7 cordas), o grupo Mistura de Tempero resgata a sonoridade do choro, gênero brasileiro que constitui, ao lado do samba e do maxixe, as bases da nossa música popular instrumental. O quarteto surgiu em 2010 a partir do encontro de amigos estudantes de música do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí (SP), que tinham em comum o desejo de tocar e pesquisar o choro. Desde então, o Mistura de Tempero vem se apresentando em bares e centros culturais da cidade de Campinas e região, além de fazer parte dos grupos artísticos do Instituto Anelo. No repertório da apresentação, obras de compositores consagrados como Altamiro Carrilho, Ratinho, Waldir Azevedo, Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Zequinha de Abreu.

Duração: 40 minutos


DIA 29/5/2021 (SÁBADO)


10h - Momentos & Movimentos, com Deivyson Fernandez (apresentação gravada)

Masterclass sobre criação de arranjos e produção musical. Deivyson Fernandez é músico profissional, tendo se apresentado com artistas nacionais e internacionais. Atua como produtor musical de Zeca Lima, pai e criador do grupo Família Lima, além de fazer parte do Anelo 6teto como pianista e arranjador. Com o grupo, participou do Standard Bank National Youth Jazz Festival na África do Sul, em 2019, e acompanhou a renomada cantora italiana Susanna Stivali. Também dedica-se a produções e à assessoria musical de artistas diversos em seu estúdio, Break Music.

Duração: 30 minutos


10h50 - Baiá de Casa, com Baiá Fagundes (apresentação gravada)

O acordeonista Baiá Fagundes apresenta obras de grandes mestres da música brasileira, tais como Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeon, Luiz Gonzaga, Sivuca, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim e Pixinguinha. Baiá nasceu em Campinas, em 1977, e começou a aprender o instrumento somente aos 27 anos, em 2004. Chegou ao Instituto Anelo em 2016, como aluno, e hoje é professor de acordeon na instituição. Em 2019, foi um dos músicos do Anelo a participar do Arcevia Jazz Feast, seminário de jazz e improvisação que ocorre anualmente na cidade de Arcevia, na Itália.

Duração: 30 minutos


13h30 - Transcrição: por trás dos estudos (vídeo colaborativo)

A instrumentista Jéssica Rodrigues comanda aula sobre transcrições jazzísticas voltadas para o trompete. Natural de São Paulo (SP), Jéssica Rodrigues é trompetista e cursa Bacharelado em Trompete Popular pela Faculdade de Música Souza Lima (FMSL). Com foco na música instrumental, frequentou instituições de ensino como EMESP Tom Jobim e Guri Santa Marcelina, tendo participado de formações instrumentais variadas como o regional de choro, orquestra e big band. Atualmente é trompetista da Orquestra Anelo.

Duração: 30 minutos


15h - Cores e texturas brasileiras, com Regina Lima (apresentação gravada)

A saxofonista Regina Lima apresenta músicas de compositores brasileiros de diferentes ritmos e estilos, passando por choros, samba, coco e frevo. Musicista e professora de educação musical, Regina transita pela música erudita e pela música popular brasileira. Começou seus estudos na Escola de Música Municipal de Hortolândia, e logo em seguida estudou no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí (SP). Participou de festivais como o Panorama Musical Brasileiro e o Festival do Conservatório de Tatuí. Formada em Licenciatura pelo Centro Universitário e graduanda em sopros pela Unicamp, toca em grupos de saxofone e percussão como Vibrasax e Banda Sinfônica Municipal de Hortolândia. É professora de musicalização infantil do Instituto Anelo e integrante da Orquestra Anelo.

Duração: 30 minutos


15h50 - Palavra Solta, com Marisa Molchansky (apresentação ao vivo)

Direto de sua casa, Marisa Molchansky apresenta o show com músicas autorais, incluindo criações feitas com alunos em sala de aula. Conhecida no meio musical como Brisa, tem formação em Música Popular pela Unicamp e, ao longo de 20 anos, vem trabalhando como professora de canto popular. Nos últimos anos, seus trabalhos em Campinas concentram-se nas escolas Chorus, School of Rock e no Instituto Anelo. Brisa é compositora, tendo lançado seu primeiro trabalho autoral em 2011. Em maio de 2020 lançou o EP Marisa Molchansky, disponível nas principais plataformas digitais e no YouTube. Participou de gravação do disco Sal e Açúcar, de de Beto Kobayashi, de Coletâneas de Natal da gravadora MZA Music, da trilha sonora da novela Bela a Feia, da Rede Record, entre outros trabalhos.

Duração: 40 minutos


17h - Duo Alline & Júlia. Por Elas, um Passeio (apresentação gravada)

O duo formado por Alline Ribeiro (violino) e Júlia Toledo (voz e violão) apresenta canções de sucesso de grandes nomes femininos da música popular brasileira. Alline Ribeiro é violinista e educadora musical. Natural de Campinas, é licenciada em Música pela Faculdade Nazarena do Brasil. Atuou na Orquestra Jovem de Paulínia, na Orquestra Filarmônica de Valinhos e na Orquestra Jovem do Interior, entre outras. É professora de violino no Instituto Anelo. Também natural de Campinas, Júlia Toledo é cantora popular e regente coral. Técnica em Canto Popular pelo Conservatório Carlos Gomes, é aluna de graduação em Licenciatura em Música e Bacharelado em Regência na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Trabalha no Projeto Canarinhos da Terra (no qual se iniciou como coralista aos 6 anos) e é regente dos coros Adulto, Juvenil e Infantil do Instituto Anelo.

Duração: 30 minutos


17h50 - Anelo 6Teto, com participação de Susanna Stivali (apresentação gravada)

Formado por Deivyson Fernandez (piano), Filipe Lapa (bateria), Josias Teles (contrabaixo), Marcelo Louback (saxofones e flautas), Léo Pelegrin (percussão) e Vinicius Corilow (saxofones, flautas e clarinete, o Anelo 6teto foi criado em 2019 para representar o Instituto Anelo no Standard Bank National Youth Jazz Festival, festival sul-africano de música, como parte da programação dedicada à música brasileira. Foi uma das atrações com maior público do evento e ainda realizou workshops para os alunos do festival. Desde então o grupo tem se apresentado em shows e festivais e investido em repertório próprio de música instrumental. Além de apresentar parte desse repertório, o Anelo 6teto lança o vídeo de C’è Piú Samba, que gravou em parceria com a cantora Susanna Stivali, considerada um dos novos nomes do jazz italiano.

Duração: 60 minutos


DIA 30/5/2021 (DOMINGO)


10h - Experimentações, com Leonardo Pelegrin (apresentação gravada)

Apresentação solo do percussionista Leonardo Pelegrin, que irá mesclar o universo da percussão com a música eletrônica. Técnico em música pelo Conservatório André da Silva Gomes, de São Bernardo do Campo (SP) e bacharel em Música Popular, na especialidade Percussão Popular e Bateria pela Unicamp, participou, com o Instituto Anelo, do Arcevia Jazz Feast, na Itália. Atua como baterista em diversas formações e estilos musicais, desde música brasileira, jazz a música de câmara, com criatividade, versatilidade e expressão. É professor de bateria e percussão do Instituto Anelo e integrante do Anelo 6teto.

Duração: 30 minutos


10h50 - Josias Teles Solo (apresentação gravada)

O contrabaixista Josias Teles apresenta músicas com playback, executando tanto a melodia quanto solos. Músico desde 2005, participou do Standard Bank Jazz Festival, na África do Sul, como integrante do Anelo 6teto. Participou do VII MB & Jazz 2019, Curso de Música Brasileira e Jazz – Faculdade Souza Lima; e do curso livre de música da Unicamp, no projeto Unibanda. Suas referências musicais vão da black music à música instrumental brasileira, passando pelo jazz e fusion. Atualmente, trabalha como professor de contrabaixo no Instituto Anelo e participa do Anelo 6Teto e da Orquestra Anelo.

Duração: 30 minutos


13h30 - Duo Vinicius Corilow e Levi Macedo – Jazz e Música Instrumental Brasileira (vídeo colaborativo)

Série de vídeos do duo formado pelo saxofonista, flautista e clarinetista Vinicius Corilow e pelo guitarrista Levi Macedo. São execuções de músicas do repertório do jazz e da música brasileira, procurando manter a vivacidade e interação desses gêneros, no formato colaborativo a distância. No repertório, Vestido Longo (Arismar do Espírito Santo), Estamos Aí (Maurício Einhorn e Durval Ferreira), Recorda Me (Joe Henderson) e There Is No Greater Love (Isham Jones e Marty Simes). Levi Macedo foi aluno de violão no Instituto Anelo e estudou na Chorus Music School e com o guitarrista Fernando Baeta. Desde 2007 tem aulas com o guitarrista Michel Leme. Estudou no Souza Lima - Conservatório e Faculdade de Música e cursou Música Sacra na FTBC - Faculdade Teológica Batista de Campinas. Participou do Arcevia Jazz Feast, na Itália, em 2018. É professor no Instituto Anelo e no Instituto Padre Haroldo em Campinas, além de cursar MPB e Jazz no Conservatório de Tatuí. Vinicius Corilow é saxofonista, flautista, clarinetista, arranjador e professor. É graduado em Música Popular pela Unicamp. Atua tanto na área artística como na área pedagógica. Atualmente, é diretor musical do Combo Anelo. É integrante do Anelo 6teto e da Orquestra Anelo. Trabalhou com músicos e grupos importantes como o percussionista e baterista Airto Moreira, o baterista Nenê, Arrigo Barnabé, Lukas Pfeil (Alemanha), Allison Crocket (EUA), Lupa Santiago, Bocato, Fawzi Berger (França) e Orquestra Sinfônica de Campinas, entre outros.

Duração: 25 minutos


15h50 - O Som e Seus Sons, com Romulo Oliveira (apresentação ao vivo)

Saxofonista, flautista, cantor, percussionista e violonista, Romulo Oliveira traz, nessa apresentação, um pouco da experiência de tocar com instrumentos diferentes algumas das músicas de sucesso no Brasil e no mundo. Músico profissional desde 2004, integra atualmente a banda do cantor Dudu Nobre. Participou, com o Quinteto Anelo, do aniversário de cinco anos do programa Como Será?, da Rede Globo. Também participou do processo de gravação da versão remix da música Epitáfio, com Titãs e DJ Alok, lançada no programa Caldeirão do Huck. Criou e dirigiu o pocket show musical The Lion King BR África, apresentado no Cinemark do Shopping Iguatemi Campinas no lançamento do filme O Rei Leão, em 2019. Atua como arte educador.

Duração: 30 minutos


18h20 - Lançamento do vídeo Sambo Sim, da Orquestra Anelo (live + estreia do vídeo)

Live com a participação do regente Guilherme Ribeiro, solistas e convidados, para marcar a estreia do vídeo Sambo Sim, da Orquestra Anelo. A música é uma composição do próprio Ribeiro e, segundo ele, por ser um samba em 5 por 4, trouxe muitos desafios técnico-musicais para todo o grupo. Logo na introdução, há um duelo de contrabaixos entre os músicos Josias Teles e Henrique Simas. Outro destaque é o solo com as mulheres instrumentistas da Orquestra: Regina Lima (sax alto), Julia Mazzotti Toledo (piano) e Jéssica Rodrigues (trompete), mais a violinista convidada Alline Ribeiro. Além dela, outro convidado especial é o percussionista Léo Pelegrim.

Duração: 20 minutos (15 minutos de live e 5 minutos do vídeo).



 

Live with Sérgio Britto, from Titãs, opens a program that celebrates the 21st anniversary of Instituto Anelo


Singer and songwriter Sérgio Britto, member of the rock band Titãs, will be the special guest of the live that will start the program that celebrates the 21st anniversary of Instituto Anelo, a non-profit association that offers free music classes in the Campo Grande district , in Campinas (SP). The event, 100% online and free, will be held on the 25th, 27th, 28th, 29th and 30th of May, with presentations (live and recorded) and video releases by musicians and artistic groups from Anelo. On the 26th, Instituto Anelo participates in Live do Bem, a project by musicians Diego Figueiredo and Derico Sciotti (read more below).


In the live that opens the celebrations, on the 25th, Sérgio Britto talks to Luccas Soares, founder and general coordinator of Instituto Anelo, about the composition process and the solo career he develops in parallel to working with the Titans, which resulted in albums A Minha Cara (2000), Eu Sou 300 (2006), SP55 (2010) and Purabossanova (2013), plus the series of digital singles started in November last year with the song Epifania. It will be at 8pm on Instagram.


It is worth remembering that Instituto Anelo started a partnership with the Titans on December 29, 2018, on the Caldeirão do Huck program, of Rede Globo de Televisão. On the occasion, the group gave the institution the copyright of the remix version of Epitáfio, made together with DJ Alok. Since then, this partnership has already yielded good results, such as the participation of five Anelo musicians in the live Titãs Trio Acoustic, on June 26, 2020, and the re-recording of Food with the Anelo Orchestra.


Other attractions


In addition to the live with Sérgio Britto, the program will have another 18 events, all on YouTube. One of them is the show recorded in studio by Anelo 6teto, which also debuts a video produced at a distance with the participation of the Italian singer Susanna Stivali. The sextet and the artist, who already performed together in Campinas in 2019, recorded C'è Piú Samba, Italian version of Tem Mais Samba, by Chico Buarque, track from the album Caro Chico, released by Susanna in 2015.


Another highlight is the premiere of the most recent video produced by Orquestra Anelo, the largest instrumental group belonging to the institution. This is the ninth video recorded remotely by the Orchestra since the beginning of the Covid-19 pandemic. This time, it is an arrangement for Sambo Sim, composition by conductor Guilherme Ribeiro, with editing of images by Julia Mazzotti Toledo and mixing by Henrique Manchuria, both members of the group.


Luccas Soares, who is a pianist, accordionist, singer and songwriter, will perform live, with guitarist, producer and arranger Vinadhara Wassuprem, a member of the Ungambikkula Group and a longtime partner at Instituto Anelo, invited. In the repertoire, a series of authorial songs. Other live performances include that of singer and songwriter Marisa Molchansky, known as Brisa and multi-instrumentalist Romulo Oliveira. All events, live or recorded, will be presented by journalist Flávio Botelho - the complete program can be seen below.


The Anelo Institute


Founded on May 10, 2000, Instituto Anelo has already served 5,000 students over these 21 years of activity. Currently, he works with the following projects: Brincando com os Sons (children's musicalization), Instrument and Singing, Sanfônica (accordion classes) and Banda Practice (group music). In the beginning, it only worked with children and young people, however, today it takes music to people of all generations from 5 years of age.


Headquartered in Jardim Florence I, Instituto Anelo has become an important cultural reference not only in the periphery, but in the entire city of Campinas. For five consecutive years, from 2015 to 2019, musicians linked to the institution participated in the Arcevia Jazz Feast, a jazz and improvisation seminar held in Italy. In 2019, Anelo traveled for the first time to South Africa, when Luccas Soares and Anelo 6teto participated in the Standard Bank National Youth Jazz Festival.


“My dream with Instituto Anelo, with music, was not to go to Italy for five consecutive years, it was not to go to South Africa, it was not to play on big stages or to serve more than 5,000 students. My dream was just to exist. And music helped me to exist and to resist living in a country with so much inequality, where black people are already born with a label, especially if they live in the favela or in an invasion ”, says Luccas Soares, who started to learn to play and give music classes when he lived in the alley of Rua 149, an old invasion of Jardim Florence I. “I thank all those who believed in this dream and who helped us to overcome the prejudices of life”, he completes.


Sponsorship


The Instituto Anelo: Music and Citizenship - Annual Plan 2021 project is sponsored by CPFL Energia, through a partnership with the CPFL Institute, and is also sponsored by Unimed Campinas, Amphenol and Stoller, through the Federal Culture Incentive Law and Cultural Action Program - ProAC / ICMS. Instituto Anelo also has the support of the Associação Beneficente Maria e Tsu Hung Sieh and the Instituto Robert Bosch.


Live do Bem


In addition to the special program for the 21st anniversary, the Instituto Anelo participates, on May 26 (Wednesday), at 7 pm, in Live do Bem, a project by guitarist Diego Figueiredo, considered one of the best in Brazil, and the saxophonist Derico Sciotti, who for years was part of the Sexteto do Jô, of the talk show led by humorist and presenter Jô Soares.


The live, which will have as special guests three musicians from Instituto Anelo (Josias Teles on double bass, Léo Pelegrin on percussion and Julia Toledo on piano) and a string quintet from the Campinas Municipal Symphony Orchestra (OSMC), will be broadcast live on the channel from YouTube Cultura Abraça Campinas, from the Municipal Secretary of Culture, directly from the Castro Mendes Theater. The event will collect food to be donated to Anelo's beneficiaries and their families.


SERVICE


What: Series of lives and concerts in commemoration of the 21 Years of Instituto Anelo

When: 25th, 27th, 28th, 29th and 30th May 2021 (from THURSDAY to SUNDAY)

Where: Instagram (@institutoanelo) and YouTube (youtube.com/institutoanelooficial)


Programming on Instagram:


DAY 5/25/2021 (TUESDAY)


8 pm - Luccas Soares and Sérgio Britto (live)

Founder and general coordinator of Instituto Anelo, Luccas Soares chat with singer and composer Sérgio Britto, one of the founders of the rock band Titãs, about composition and also about the artist's solo career.

Duration: 60 minutes


Programming on YouTube:


DAY 5/27/2021 (THURSDAY)


5 pm - Arranging the composition, with Luccas Soares & Vinadhara Wassuprem (live performance)

Pianist, accordionist, singer and composer, Luccas Soares performs live with the special participation of musician Vinadhara Wassuprem. Luccas Soares is founder and coordinator of Instituto Anelo. Born in Campinas, he studied music at the Dr. Carlos de Campos Dramatic and Musical Conservatory, in Tatuí, and at the Souza Lima Conservatory, in São Paulo. He is responsible for the exchange between Instituto Anelo with the festivals Arcevia Jazz Feast, in Italy, and Standard Bank Jazz Festival, in South Africa, where he also performed. He was a speaker at TEDx Campinas in 2019. Vinadhara Wassuprem started studying guitar at the age of 9, at the Conservatório de Viçosa (MG). He soon won a guitar and joined the city's rock bands. At the same time, he also took Bossa Nova classes. He holds a degree in Popular Music from Unicamp. Together with pianists Guilherme Ribeiro and Bebeto Von Buettner, he inaugurated the instrumental music movement of the extinct bar Estação Santa Fé, in the Barão Geraldo district, with a great impact on the music scene in Campinas and region. Since then he has been prioritizing work as a music producer and arranger, and today he is a member of the Ungambikkula Group, with which he also develops musical work aimed at the evolution of human consciousness.

Duration: 60 minutes


6:30 pm - Lucas Bohn live, from home (recorded presentation)

Solo performance with compositions that are part of the album Pauliceia, in addition to the première of a new song. One of the coordinators of Instituto Anelo, Lucas Bohn is a composer and pianist. Graduated in Popular Music at the State University of Campinas (Unicamp) and master in composition at the University of South Carolina (USC), he has two albums of instrumental music released: As Time Went By, recorded in the United States, and Pauliceia, a tribute to the neighborhood from Campinas where he grew up.

Duration: 30 minutes


7:20 pm - Henrique Simas, Josimar Prince & Filipe Lapa (recorded presentation)

The trio formed by Henrique Simas (double bass), Josimar Prince (guitar, guitar and voice) and Filipe Lapa (drums) presents a repertoire that ranges from the classics of the national songbook like Eu and Brisa (Johnny Alf) and Garota de Ipanema ( Tom Jobim), up to North American jazz standards, such as Take the A Train (Duke Ellington / Billy Strayhorn) and So What (Miles Davis). Henrique Simas acts as a double bass player in the jazz and instrumental music scene in Campinas. However, he took his first steps in music as a drummer and percussionist for the defunct Children's and Youth Symphony Orchestra of the GURI Project in São Bernardo do Campo, his hometown. At the age of 15, he migrated to the double bass. He moved to Campinas to study Popular Music at Unicamp. Josimar Prince is 42 years old and is a recognized name in the night of Campinas. He studied MPB and jazz at the Dr. Carlos de Campos Dramatic and Musical Conservatory, in Tatuí (SP), and studied at the Faculdade Souza Lima, in São Paulo. He participated, as instrumentalist, in recordings of CDs and presentations alongside names such as Clube do Balanço, Marcu Ribas and Leci Brandão, among others. Filipe Lapa studied at Instituto Anelo from 2007 to 2012 and then at Conservatório Souza Lima, from 2013 to 2014. In 2013, he was part of the band of the musical O Despertar da Primavera. In 2017, he participated in the Arcevia Jazz Feast, in Italy, a festival that takes place annually in the European summer. In 2019, as a member of Anelo 6teto, he participated in the Standard Bank National Youth Jazz Festival, in South Africa. He is a professor at the Anelo Institute and integrates the Anelo Orchestra.

Duration: 40 minutes


DAY 5/28/2021 (FRIDAY)


6:30 pm - Duo Julia & Luca (recorded presentation)

Musicians Julia Mazzotti Toledo (piano) and Luca Alves (guitar) present an authorial repertoire inspired by the sound of Brazilian instrumental music. Julia Mazzotti Toledo is a pianist, composer, audiovisual producer and educator. Since 2017 she has been studying Bachelor of Popular Piano at the Unicamp Institute of Arts, and in 2021 she joined the popular piano training course at EMESP Tom Jobim. She is a piano teacher and, at Instituto Anelo, teaches Band Practice classes, in addition to being part of the Anelo Orchestra. Luca Alves is a musician, producer, composer and educator. He is currently a guitar player for the Orquestra Jazz Sinfônica de Valinhos and the singer Rodrigo José. He specializes in arranging small and large formations. During his graduation in Music at Unicamp, he conducted his own big band, Cabareto Early Jazz Band.

Running time: 35 minutes


19:15 - Prince Author Songs, with Josimar Prince (recorded presentation)

Singer, composer and instrumentalist Josimar Prince, Band Practice teacher and member of the Orquestra Anelo, presents an authorial repertoire based on MPB and ijexá samba.

Duration: 30 minutes


8 pm - Chorando de Alegria, with Seasoning Mix (recorded presentation)

Formed by Eduardo Henrique (cavaquinho), Edmilson Santos (flute, saxophone and clarinet), Renato Frederico (tambourine) and Daniel Machado (7-string guitar), the Mistura de Tempero group rescues the sound of choro, a Brazilian genre that side of samba and maxixe, the bases of our popular instrumental music. The quartet emerged in 2010 from the meeting of music student friends from the Dr. Carlos de Campos Dramatic and Musical Conservatory, in Tatuí (SP), who shared the desire to play and research choro. Since then, Mistura de Tempero has been performing in bars and cultural centers in the city of Campinas and region, as well as being part of the artistic groups of the Instituto Anelo. In the presentation repertoire, works by renowned composers such as Altamiro Carrilho, Ratinho, Waldir Azevedo, Pixinguinha, Jacob do Bandolim and Zequinha de Abreu.

Duration: 40 minutes


DAY 5/29/2021 (SATURDAY)


10h - Momentos & Movimentos, with Deivyson Fernandez (recorded presentation)

Masterclass on creating arrangements and music production. Deivyson Fernandez is a professional musician, having performed with national and international artists. He acts as music producer for Zeca Lima, father and creator of the Grupo Família Lima, as well as being part of Anelo 6teto as a pianist and arranger. With the group, he participated in the Standard Bank National Youth Jazz Festival in South Africa in 2019, and accompanied the renowned Italian singer Susanna Stivali. He is also involved in productions and musical advice for various artists in his studio, Break Music.

Duration: 30 minutes


10:50 am - Baiá de Casa, with Baiá Fagundes (recorded presentation)

Accordionist Baiá Fagundes presents works by great masters of Brazilian music, such as Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeon, Luiz Gonzaga, Sivuca, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim and Pixinguinha. Baiá was born in Campinas, in 1977, and started learning the instrument only at the age of 27, in 2004. He arrived at Instituto Anelo in 2016, as a student, and today he is an accordion teacher at the institution. In 2019, he was one of Anelo's musicians to participate in the Arcevia Jazz Feast, a jazz and improvisation seminar that takes place annually in the city of Arcevia, Italy.

Duration: 30 minutes


1:30 pm - Transcript: behind the studies (collaborative video)

The instrumentalist Jéssica Rodrigues leads a class on jazz transcriptions focused on the trumpet. Born in São Paulo (SP), Jéssica Rodrigues is a trumpeter and has a BA in Popular Trumpet from the Souza Lima Music School (FMSL). With a focus on instrumental music, she attended educational institutions such as EMESP Tom Jobim and Guri Santa Marcelina, having participated in various instrumental formations such as the regional choro, orchestra and big band. She is currently a trumpeter for the Anelo Orchestra.

Duration: 30 minutes


3 pm - Brazilian colors and textures, with Regina Lima (recorded presentation)

Saxophonist Regina Lima presents songs by Brazilian composers of different rhythms and styles, including choros, samba, coco and frevo. Musician and music education teacher, Regina transits classical music and Brazilian popular music. She began her studies at the Municipal Music School of Hortolândia, and soon afterwards studied at the Dramatic and Musical Conservatory Dr. Carlos de Campos, in Tatuí (SP). She participated in festivals such as the Panorama Musical Brasileiro and the Festival of the Conservatoire of Tatuí. Graduated in Licenciatura by Centro Universitário and graduated in woodwind by Unicamp, she plays in saxophone and percussion groups such as Vibrasax and the Municipal Symphonic Band of Hortolândia. She is a teacher of children's music at Instituto Anelo and a member of the Orquestra Anelo.

Duration: 30 minutes


3:50 pm - Palavra Solta, with Marisa Molchansky (live presentation)

Straight from her home, Marisa Molchansky presents the show with authorial songs, including creations made with students in the classroom. Known in the music scene as Brisa, she has a degree in Popular Music from Unicamp and, for 20 years, she has been working as a popular singing teacher. In recent years, his work in Campinas has focused on Chorus, School of Rock and Instituto Anelo. Brisa is a composer, having released her first authorial work in 2011. In May 2020 she released the EP Marisa Molchansky, available on the main digital platforms and on YouTube. She participated in the recording of the album Sal e Açúcar, by Beto Kobayashi, in Christmas collections by the label MZA Music, on the soundtrack for the soap opera Bela a Feia, by Rede Record, among other works.

Duration: 40 minutes


5 pm - Duo Alline & Júlia. For them, a Walk (recorded presentation)

The duo formed by Alline Ribeiro (violin) and Júlia Toledo (voice and guitar) presents successful songs by great female names of Brazilian popular music. Alline Ribeiro is a violinist and music educator. Born in Campinas, she has a degree in Music from Faculdade Nazarena do Brasil. She performed at the Orquestra Jovem de Paulínia, the Orquestra Filarmônica de Valinhos and the Orquestra Jovem do Interior, among others. She is a violin teacher at Instituto Anelo. Also a native of Campinas, Júlia Toledo is a popular singer and choral conductor. Technician in Popular Singing at the Conservatory Carlos Gomes, she is a graduate student in Music Degree and Bachelor in Regency at the State University of Campinas (Unicamp). She works at the Canarinhos da Terra Project (in which she started as a chorister at the age of 6) and is the conductor of the Adult, Youth and Children choirs of Instituto Anelo.

Duration: 30 minutes


17h50 - Anelo 6Teto, with the participation of Susanna Stivali (recorded presentation)

Formed by Deivyson Fernandez (piano), Filipe Lapa (drums), Josias Teles (double bass), Marcelo Louback (saxophones and flutes), Léo Pelegrin (percussion) and Vinicius Corilow (saxophones, flutes and clarinet), Anelo 6teto was created in 2019 to represent Instituto Anelo at the Standard Bank National Youth Jazz Festival, a South African music festival, as part of the program dedicated to Brazilian music. It was one of the attractions with the largest audience of the event and even held workshops for students of the festival. the group has performed in shows and festivals and invested in its own repertoire of instrumental music.In addition to presenting part of this repertoire, Anelo 6teto launches the video of C'è Piú Samba, which he recorded in partnership with the singer Susanna Stivali, considered a of the new names in Italian jazz.

Duration: 60 minutes


DAY 5/30/2021 (SUNDAY)


10h - Experiments, with Leonardo Pelegrin (recorded presentation)

Solo presentation by percussionist Leonardo Pelegrin, who will mix the universe of percussion with electronic music. Music technician at the André da Silva Gomes Conservatory, in São Bernardo do Campo (SP) and a bachelor's degree in Popular Music, in the Popular Percussion and Drums specialty at Unicamp, he participated, with Instituto Anelo, of the Arcevia Jazz Feast, in Italy. He acts as a drummer in various musical backgrounds and styles, from Brazilian music, jazz to chamber music, with creativity, versatility and expression. He is a drum and percussion teacher at Instituto Anelo and a member of Anelo 6teto.

Duration: 30 minutes


10h50 - Josias Teles Solo (recorded presentation)

Double bass player Josias Teles presents songs with playback, playing both the melody and the solos. A musician since 2005, he participated in the Standard Bank Jazz Festival, in South Africa, as a member of Anelo 6teto. He participated in the VII MB & Jazz 2019, Course in Brazilian Music and Jazz - Faculdade Souza Lima; and the free music course at Unicamp, in the Unibanda project. His musical references range from black music to Brazilian instrumental music, including jazz and fusion. Currently, he works as a double bass teacher at Instituto Anelo and participates in Anelo 6Teto and the Anelo Orchestra.

Duration: 30 minutes


1:30 pm - Duo Vinicius Corilow and Levi Macedo - Jazz and Brazilian Instrumental Music (collaborative video)

Series of videos of the duo formed by saxophonist, flutist and clarinet player Vinicius Corilow and guitarist Levi Macedo. They are performances of songs from the repertoire of jazz and Brazilian music, seeking to maintain the liveliness and interaction of these genres, in a collaborative format at a distance. In the repertoire, Vestido Longo (Arismar do Espírito Santo), Somos Aí (Maurício Einhorn and Durval Ferreira), Remember Me (Joe Henderson) and There Is No Greater Love (Isham Jones and Marty Simes). Levi Macedo was a guitar student at Instituto Anelo and studied at Chorus Music School and with guitarist Fernando Baeta. Since 2007 he has taken classes with guitarist Michel Leme. He studied at Souza Lima-Conservatório and Faculdade de Música and studied Sacred Music at FTBC-Faculdade Teológica Batista de Campinas. He participated in the Arcevia Jazz Feast, in Italy, in 2018. He is a professor at Instituto Anelo and Instituto Padre Haroldo in Campinas, in addition to studying MPB and Jazz at the Conservatoire of Tatuí. Vinicius Corilow is a saxophonist, flutist, clarinet player, arranger and teacher. He holds a degree in Popular Music from Unicamp. He works both in the artistic area and in the pedagogical area. He is currently the musical director of Combo Anelo. He is a member of Anelo 6teto and the Anelo Orchestra. He worked with important musicians and groups such as percussionist and drummer Airto Moreira, drummer Nenê, Arrigo Barnabé, Lukas Pfeil (Germany), Allison Crocket (USA), Lupa Santiago, Bocato, Fawzi Berger (France) and Campinas Symphony Orchestra, among others.

Duration: 25 minutes


3:50 pm - O Som e Seus Sons, with Romulo Oliveira (live presentation)

Saxophonist, flutist, singer, percussionist and guitarist, Romulo Oliveira brings, in this presentation, a little of the experience of playing with different instruments some of the successful songs in Brazil and in the world. Professional musician since 2004, he currently integrates the band of singer Dudu Nobre. He participated, with Quinteto Anelo, in the five-year anniversary of Rede Globo's Como ser? Program. He also participated in the recording process of the remix version of the song Epitáfio, with Titãs and DJ Alok, released on the Caldeirão do Huck program. He created and directed the musical pocket show The Lion King BR Africa, presented at the Cinemark of Shopping Iguatemi Campinas at the launch of the movie O Leão Leão, in 2019. He acts as an art educator.

Duration: 30 minutes


18h20 - Launch of the video Sambo Sim, by Orquestra Anelo (live + video premiere)

Live with the participation of conductor Guilherme Ribeiro, soloists and guests, to mark the premiere of the video Sambo Sim, by Orquestra Anelo. The music is a composition of Ribeiro himself and, according to him, because it is a samba in 5 by 4, it brought many technical and musical challenges for the whole group. Right in the introduction, there is a duel of double basses between the musicians Josias Teles and Henrique Simas. Another highlight is the solo with the instrumentalist women of the Orchestra: Regina Lima (alto sax), Julia Mazzotti Toledo (piano) and Jéssica Rodrigues (trumpet), plus the invited violinist Alline Ribeiro. Besides her, another special guest is the percussionist Léo Pelegrim.

Duration: 20 minutes (15 minutes of live and 5 minutes of video).

17 visualizações0 comentário
bottom of page