top of page
  • Foto do escritorABMTHS

EDS - Floresta em Movimento: Quinze anos depois, o primeiro paciente do projeto, volta à Campinas.

Silas Maquiles, indígena Sateré-Mawé, foi o primeiro paciente a ser atendido pelo programa Floresta em Movimento da EDS e tem acompanhamento regular da nossa equipe até hoje.


Quinze anos depois do nosso primeiro encontro, está de volta à Campinas para colocar uma nova prótese, já que a antiga, após anos de uso, não dá conta de acompanhar os grandes passos que Silas tem dado em busca dos seus sonhos.



Na época, Silas, ainda criança, foi picado por uma cobra. Por falta de soro antiofídico e estrutura em sua comunidade, precisou ser removido para Parintins. Felizmente ele chegou com vida, mas sua perna precisou ser amputada acima do joelho.


O encontro com Silas durante uma expedição foi um grande presente para a EDS, que descobriu, ao cuidar dele, uma nova forma de cuidar dos Povos da Floresta. Assim nasceu o programa Floresta em Movimento, que até hoje promove mobilidade e dignidade entre os guardiões da Amazônia.



A EDS agradece a clínica Prótese News pela parceria e, em especial, ao Fisioterapeuta Alexandre Lapenna, por toda dedicação e carinho com o Silas.


Texto e fotos: Comunicação EDS

8 visualizações0 comentário
bottom of page