top of page

Comunidade da Trindade – Um recomeço para as pessoas em situação de rua

  • Foto do escritor: ABMTHS
    ABMTHS
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 2 dias

Uma igreja abandonada e um peregrino que escolheu viver entre as pessoas em situação de rua de Salvador, BA. Nasceu assim a Comunidade da Trindade e o Projeto Levanta-te e Anda, que hoje é referência de um trabalho que vai muito além da assistência social.

ree

A Comunidade da Trindade nasceu no coração de Salvador como casa de acolhimento e recomeço na antiga Igreja da Santíssima Trindade, localizada em Água de Meninos, periferia da cidade. E se tornou lar de homens e mulheres que vivem às margens da sociedade: - Moradores de rua, pessoas que perderam vínculos, identidade ou dignidade.


ree

Foi fundada por Irmão Henrique, há 25 anos. Religioso francês, consagrado há 35 anos na vocação peregrina, ele é conhecido como Peregrino da Trindade e chegou ao Brasil em 1989, na cidade de Alagoinhas (BA).


De Alagoinhas, Henrique partiu para uma peregrinação levando apenas a roupa do corpo e uma Bíblia. Ele escolheu viver como pobre entre os pobres, partilhando a vida com pessoas em situação de rua.



Em março de 2000, encontrou a antiga Igreja da Trindade abandonada, e se sentiu motivado para transformar o espaço em um lugar de acolhimento e reconstrução de vida para homens e mulheres das ruas.



Com passos firmes e coração peregrino, Irmão Henrique continua mostrando que a verdadeira transformação começa quando se escolhe caminhar junto com o outro. E a comunidade que fundou propõe uma forma de trabalho e ação social diferentes, que envolvam “presença e participação”. O Projeto Levante-te e Anda não é apenas uma ação assistencialista, mas de reconstrução da dignidade humana.

ree

O Projeto oferece, além de alimentação e lugar para dormir, acompanhamento para que cada pessoa “levante-se e ande” ou seja, retome a dignidade, autonomia e vínculo com a sociedade.


Com o fortalecimento da iniciativa, em 2007 foi lançado o jornal Aurora da Rua, produzido pela própria comunidade e comercializado por pessoas em situação de rua e voluntários como forma de geração de renda, autonomia e visibilidade social.




A Comunidade da Trindade é um lugar onde histórias são reescritas, a esperança de uma vida digna se reacende e a fé caminha junto ao concreto da vida. O Projeto Levante-te e anda realmente impacta e transforma vidas:


  • Oferecendo solução a um problema local de exclusão e invisibilidade social (população de rua).

  • Utilizando e mantendo conservado um patrimônio histórico que estava abandonado.

  • Fomentando a cidadania e a economia solidária.

  • Contribuindo para a evolução pessoal dos envolvidos e para o entorno urbano.



Cada vida transformada é sinal de que a exclusão pode dar lugar à pertença, ao cuidado, à reconstrução de uma vida digna, como a história de Elisângela.


ree
Que o legado deste projeto continue dando muitos frutos e nos inspire a cuidar de quem mais precisa, dar voz aos invisíveis, restaurar laços desfeitos e não esquecer que nenhum homem ou mulher está só nesse mundo!

Fotos e vídeo: Redes Sociais Projeto Levanta-te e Anda

 
 
 

Comentários


Logo Branco.png

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE

MARIA E TSU HUNG SIEH

ABMTHS 2018 - Todos os direitos reservados

Design Victor Martins

bottom of page