top of page
  • Foto do escritorABMTHS

CDNS celebra aniversário de Pe. Edward, seu fundador

Atualizado: 31 de mai. de 2023

Recentemente a Comunidade de Deus e Nossa Senhora comemorou os 89 anos de padre Eduard com uma parte dos filhos e filhas, netos e netas da grande família CDNS com muito amor e carinho a esta pessoa tão especial para todos nós.


Padre Edward George Figueiroa, nascido em Nova Iorque em 20 de abril de 1933, recebeu o chamado para o sacerdócio ainda na adolescência e diante diversas congregações religiosas sentiu o carisma dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada. Ao atingir maior idade pediu admissão na Congregação dos Oblatos de Maria Imaculada, nos Estados Unidos. 


Após esse passo, Padre Edward deu mais um grande passo em sua vida ao pedir para vir ao Brasil, chegando à São Paulo em 1961 e exercendo o ministério em Suzano e na Vila Alpina. A caminhada não parou por aí, ao pedir transferência para o Nordeste brasileiro Padre Edward chegou à Paróquia do Ipsep-PE, no ano de 1969. Nesta Paróquia ministrou missas ao lado do seu grande amigo e irmão Dom Helder, após uma dessas missas Dom Helder compartilhou com ele sua vontade de ter um oblato na pastoral de rua, imediatamente Padre Edward ao se identificou com o desejo e ao  ter seu pedido autorizado pela  Congregação, Padre Edward foi morar nas ruas para exercer sua missão. 


Devido ao desejo de servir aos pobres e pela luta por direitos e justiça foi perseguido durante o período da ditadura militar. Da missão na rua, surgiu a Comunidade Deus e Nossa Senhora (CDNS), uma granja comprada em Abreu e Lima, no bairro do Planalto. No primeiro momento atendia a todos, depois foram ficando somente as crianças e com elas o Padre Edward constituiu uma grande família. Tornando-se a figura paterna daquelas 50 crianças que ali passaram a morar e atender aproximadamente 45 famílias de forma direta. 



Até os dias de hoje sua missão é a de favorecer e fortalecer a fraternidade universal entre os filhos e filhas de Deus e Nossa Senhora. Atualmente, aos seus 89 anos de idade, ainda atua com obras sociais através da CDNS, na Instituição Anjos da Guarda, no Bairro da Conceição e em na ONG Deus e Maria no bairro do Janga, ambas no município de Paulista-PE. Com muita fé, esforço e amor pelo próximo, centenas de famílias seguem atendidas pela instituição através da distribuição de alimentos, apoio espiritual e aconselhamentos pastorais. Continuando assim com sua busca por menos desigualdade entre as pessoas para assim tornar real o sonho de Dom Helder Câmara, seguindo o lema, "Deus é Pai, somos todos irmãos".


 


14 visualizações0 comentário
bottom of page