top of page
  • Foto do escritorABMTHS

41ª Expedição - Expedicionários da Saúde


Equipe da EDS com população atendida segurando uma bandeira do Brasil
41ª Expedição - Maranhão 2018

A equipe dos Expedicionários da Saúde (EDS), tem o prazer de informar os resultados da 41ª Expedição, realizada, em parceria com a SESAI-DSEI-Maranhão, desta vez atendendo às populações indígenas do Maranhão-MA.

A 41ª Expedição-EDS, de atendimento clínico, cirúrgico e odontológico foi realizada entre os dias os dia 07 à 18 de setembro de 2018, na Aldeia São José do Povo Krikati, Municipio de Montes Altos .

Foram realizadas, um total de 546 cirurgias, 4.857 consultas médicas e odontológicas e 11.776 exames e procedimentos.

O Programa Operando na Amazônia na 41ª Expedição atendeu às demandas cirúrgicas da população indígena do Maranhão. Desta vez foi comtemplada uma população de aproximadamente 34.000 índios, distribuídos em 328 aldeias localizadas em 20 municípios, com 08 Etnias: Guajajara, Gavião, Awá-guajá, Guajá, Urubuka’apor, Krikati, Kanela e Timbira, pertences aos troncos linguísticos macro-jê e Tupi.

O deslocamento dos pacientes foi desta vez somente por via terrestre e nas regiões distantes e de difícil acesso, uma equipe de médicos da EDS se deslocaram 5 dias antes da Expedição, para confirmar a triagem realizada pelos profissionais de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), para maior efetividade, diminuindo com isso os custos no deslocamento e o estresse na viagem dos pacientes.

O diferencial desta Expedição devido a grande demanda cirúrgica ,foi estender a expedição por ais 5 dias cirurgicos com equipes de revezamento..

Novamente foi montada uma pequena fábrica de óculos em parceria com a ONG Renovatio, onde foram doados 418 óculos, conforme receita médica. Essa sempre foi uma demanda reprimida e necessária, que a partir de 2016, pudemos contemplá-la.

Os resultados alcançados só foram possíveis graças ao apoio de nossos parceiros, assim como: Ministério da Saúde (Secretária Especial de Saúde Indígena -Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-Maranhão), Ministério da Defesa (Força Aérea Brasileira- FAB e Exercito Brasileiro-EB), além do patrocínio fundamental das empresas, pessoas físicas e de instituições socialmente responsáveis.


Agradecemos em especial aos profissionais de saúde e logística do DSEI- Maranhão, ao Exército de Imperariz ( 50 BIS), que não mediram esforços para a perfeita e complexa logística, e aos indígenas Krikati que muito contribuíram para o sucesso da 41ª Expedição - EDS.

Juntos, somos Mais Fortes!




5 visualizações0 comentário
bottom of page