top of page
  • Foto do escritorABMTHS

2023: Casa nova e muito trabalho, no Centro Social Madre Maria Rosa


2023 começou agitado para o CSMMR. Depois de muitos preparativos, em fevereiro, eles se mudaram para uma nova casa: - "Desde outubro de 2021 estávamos procurando uma casa maior, pois o proprietário da Casa 2 informou que ia vender a casa e isso nos deixou muito apertado em uma só. E não é que quando menos esperávamos, uma casa na mesma rua foi colocada para alugar? O novo espaço tem menos paredes dividindo os ambientes internos, então cabe mais pessoas nos 3 espaços para atividades em grupo", diz irmã Joane.


As atividades para as crianças e adolescentes e as da Alfabetização de

adultos do CSMMR iniciaram-se no dia 13 de fevereiro após uma semana intensa organizando a casa nova e planejando as atividades de 2023. Com muita alegria e disposição, as crianças e adolescentes participantes, foram acolhidas em um ritual de passagem da casa antiga para a casa nova e apresentação de cada um do grupo. Esse ano, o Centro tem um novo grupo bastante participativo e animado de 10 crianças e adolescentes!


O melhor carnaval de Maceió


Como de costume, o Carnaval foi celebrado com muita alegria. Para as crianças, "O melhor Carnaval de Maceió!" Elas ouviram sobre segurança no tempo de Carnaval, decoraram a casa, fizeram máscaras e participaram de uma oficina de Frevo. Houve também, uma tarde de brincadeiras e tudo terminou em um Baile de Carnaval, com todo mundo fantasiado, alegre e cheio de energia.


Semanas temáticas

Na primeira semana de março foram realizadas algumas rodas de conversa sobre o CSMMR, os valores e a proposta do projeto, na intenção de criar um ambiente de paz e alegria no Centro Social. O restante do mês foi dividido em semanas temáticas conforme os interesses do grupo e as datas significativas ou celebrativas, como por exemplo, semana da mulher, da escola e da saúde.


Oficinas de artesanato para crianças, adolescentes e adultos

Em março as oficinas de pulseiras, chaveiros com miçangas e tapeçaria para as crianças retornaram. Além dessas, o centro voltou a oferecer oficinas de crochê, mosaico, bordado e filé. Ao todo 25 mulheres estão participando desses encontros, que além de valorizar o trabalho artesanal, oferecem uma oportunidade de desenvolver o talento artístico, a concentração, a paciência e a autoestima dos participantes.


Espiritualidade

E de repente, chega Abril, Semana Santa e Páscoa: - Um bom momento para refletir sobre a história da Paixão de Jesus. Depois de dois dias de preparação, como de costume, os mais velhos da turma fizeram a encenação da última ceia de Jesus com seus discípulos e discípulas. Com pão e vinho (suco de uva), relembramos a instituição da eucaristia.



Assim os primeiros quatro meses de 2023 foram vividos no Centro Social Madre Maria Rosa, sempre com muita alegria de acolher, educar e cuidar do próximo!


*texto produzido com a colaboração do CSMMR

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page