top of page
  • Foto do escritorABMTHS

Quaresma - Tempo de Reflexão

O QUE É AMIZADE SOCIAL?


Todos os anos, durante a quaresma, somos convidados pela igreja católica a um período de introspecção, que nos ajude a alcançar uma maior conversão. Mas de que forma os leigos podem alcançar essa graça?


Através do jejum, da oração e da caridade! Parece fácil, mas não é! Para os religiosos e religiosas da igreja católica, esse momento é mais uma oportunidade de estar mais próximos da vontade de Deus e caminho para um olhar de maior compaixão para as necessidades de nossos irmãos. Ouça a reflexão das monjas do Mosteiro do Salvador, na Bahia.



No Brasil, para nos guiar nesse período penitencial, temos a Campanha da Fraternidade. Esse ano, o tema é: - Fraternidade e Amizade Social.


Mas o que é Amizade Social?

Segundo o Papa Francisco, é o amor que se estende para além das fronteiras e para todo ser vivo, ultrapassando as barreiras da geografia e do espaço. Um amor que (…) sabe de compaixão e dignidade.


Assim, a Campanha da Fraternidade de 2024, tem por objetivo promover a solidariedade e a construção de relações harmoniosas em nossa sociedade. E a amizade social é o caminho proposto para a construção de uma cultura de encontro e diálogo, onde cada pessoa se torne um agente de transformação em sua comunidade, promovendo a justiça e a solidariedade a todos os nossos irmãos!


Não por acaso, esse movimento nos faz lembrar a voz de um grande profeta da igreja católica no Brasil: - Dom Hélder Câmara, arcebispo de Recife, PE, que morreu há 25 anos.



Conhecido por sua atuação em prol dos direitos humanos e da justiça social, Dom Hélder sempre defendeu princípios semelhantes aos propostos pela Campanha da Fraternidade de 2024, especialmente no que diz respeito à promoção da fraternidade e da amizade social, onde a colaboração entre diferentes grupos sociais pode alcançar o objetivo de uma vida digna a todo ser humano.


A ABMTHS, ao apoiar os mais diferentes projetos sociais pelo Brasil, caminha junto com a Campanha da Fraternidade de 2024 e com os princípios defendidos por Dom Hélder, em busca de uma sociedade mais inclusiva, solidária e fraterna, onde se cumpra a vontade de Deus, de que “sejamos todos irmãos!” (“Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8)







77 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page