top of page
  • Foto do escritorABMTHS

Projeto Doce Lar: Habitação digna através da solidariedade!

Atualizado: 29 de dez. de 2023

Morando há 10 anos em um bairro da periferia de Campinas, SP, a promotora de vendas Eline Rosa, conseguiu comprar um terreno com bastante dificuldade e aos poucos foi construindo a casa onde mora com os dois filhos adolescentes, Mateus e Melissa.


Com um orçamento apertado, já que somente ela trabalhava, a prioridade sempre foi a compra de alimentos e itens básicos. Por isso, o acabamento da casa sempre era adiado e a necessidade de manutenção ficou evidente.


Mateus e Melissa assistindo TV. Ao fundo é possível ver buracos entre o telhado e parede.


O telhado e a parte elétrica eram nosso maior problema: - Não existia segurança com a fiação elétrica antiga que queimava todos os aparelhos. Nos dias de chuva,quase não tínhamos onde ficar dentro de casa, porque molhava tudo”, conta Eline.



Até que, em 2021, Eline foi escolhida na empresa onde ela trabalha para ter um cômodo da casa reformado, em um projeto interno que já contemplou vários funcionários. Por ser em Campinas, a empresa buscou parceria com o Projeto Doce Lar, que chegou até a Eline!


Fernando Ferreira, Engenheiro e Fundador da Doce Lar

“Durante a visita, havia um colchonete com um cobertor num canto do quarto bem próximo da parede cheia de infiltração e embolorada. Perguntamos onde estavam os filhos da Eline e ela respondeu que estavam dormindo debaixo do cobertor… Eles estavam tão encolhidos de frio, que era difícil saber que tinha alguém dormindo ali. Percebemos então, o quanto aquela família precisava de ajuda!”


Depois disso, ela foi informada que a casa inteira seria reformada e não apenas um quarto, como imaginava. A iniciativa surgiu dos voluntários do Projeto Doce Lar, porque eles viram que somente a reforma do quarto não resolveria o problema da família, que sofria com infiltrações e perigo de curto circuito na fiação elétrica, bastante antiga e precária.



E assim, com a ajuda da empresa onde Eline trabalha e de voluntários; algum tempo depois, num final de semana; o Projeto Doce Lar realizou a reforma, com muita disposição e amor para melhorar a vida dessa família!


Os filhos de Eline ganharam um quarto com paredes sem infiltrações, quentinho no inverno e um espaço para estudar. No momento da entrega da casa, é possível sentir a emoção de Mateus e Melissa! E segundo a mãe, depois da reforma, eles se tornaram muito mais confiantes!



Eline ganhou uma casa nova e a oportunidade de poder educar e conviver com seus filhos de forma mais tranquila e segura, como sempre sonhou.


Mas a transformação não parou por aí… Eline recorda que, sentada em seu quarto após a reforma, ela chorou muito e que esse choro foi como uma limpeza em seus pensamentos e alma! Nesse momento, ela resgatou um antigo sonho: - Fazer faculdade!


E agora que ela não precisa mais se preocupar em investir o pouco dinheiro que sobra do seu salário em melhorias na casa para garantir a segurança de seus filhos, está realizando esse sonho!


Apesar de ter passado no vestibular de uma universidade pública, Eline não conseguiu conciliar trabalho e estudo, pois os horários não se encaixavam. Mas, ela não desistiu e com a ajuda do Fundo de Financiamento Estudantil do governo (FIES), hoje cursa o terceiro semestre de arquitetura e urbanismo, em uma universidade particular de Campinas!

Além disso, Eline; que sempre desejou ajudar o próximo, mas não sabia como por não se sentir capaz de fazer nada; se tornou uma voluntária assídua nos projetos realizados pelo Projeto Doce Lar!


Eline (à direita) com a arquiteta Paula, durante uma reforma do Projeto Doce Lar

“O Projeto Doce Lar, fez nascer uma voluntária capaz de fazer qualquer coisa para ajudar o próximo! Porque ajudar na reforma das casas de outras pessoas, é trazer à tona uma força interna, uma tranquilidade e confiança em si mesmo que só a dignidade de ter uma boa casa, traz. E também, levar a essas pessoas a paz na hora de dormir e a esperança na hora de levantar!”

Eline Rosa

 

Sobre o projeto Doce Lar

O Projeto Doce Lar surgiu em 2018 com o objetivo de promover o direito à moradia adequada para todos os brasileiros. Inspirado em projetos semelhantes que atuavam em cidades próximas a Campinas, SP, o engenheiro Fernando Ferreira criou a ONG que tem por objetivo “causar um impacto positivo, amplo e de longo prazo na vida das famílias que mais precisam”, devolvendo a elas a oportunidade de habitar dignamente.



Desde sua criação em 2018, o Projeto Doce Lar, reformou seis lares de famílias de Campinas. Por causa da pandemia de Covid19, a ONG teve que diminuir o ritmo de trabalho. Mas de 2021 até agora, o Projeto realizou duas reformas por ano e para 2024, a meta é aumentar ainda mais esse número.


175 visualizações0 comentário
bottom of page