top of page
  • Foto do escritorABMTHS

Espaço Viva Mulher resgata a dignidade feminina

Gabrielle Brito, 25 anos, conheceu o Espaço Viva Mulher em 2021, quando se matriculou no curso de maquiagem e design de sobrancelhas. Hoje, além de ser maquiadora, ela realizou o sonho de ter seu próprio negócio, um estúdio de maquiagem e cabelo, e está de volta ao Espaço, para aprender a fazer tranças afro.



Gabi chegou até o Espaço Viva Mulher (EVM) através da indicação de seu padrinho. Insegura, com muitos sonhos em seu coração e muita vontade de aprender para mudar a sua história, fez o curso de maquiagem. No semestre seguinte, a professora teve que se afastar porque estava grávida, Gabi assumiu o lugar dela e descobriu que ensinar era ainda melhor do que aprender!


Assim como Gabrielle, muitas mulheres têm passado pelo Espaço Viva Mulher. Iniciativa da Arquidiocese de Feira de Santana, Ba, o espaço é uma pastoral social que oferece cursos de capacitação gratuitos e acolhimento às mulheres em situação de vulnerabilidade ou risco social.



No Espaço Viva Mulher, as relações com as mulheres acolhidas são construídas diariamente, sem um cronograma definido. É um trabalho amistoso, humanizado, com escuta e olhar sempre atentos, para conquistar a confiança dessas mulheres, que muitas vezes passam a fazer parte da história do Espaço, voltando para uma visita ou mesmo se tornando voluntárias para trabalhar no projeto, depois que finalizam seus cursos.



As atividades do EVM tem por objetivo, oferecer alternativas sociais e econômicas viáveis para que as mulheres possam melhorar suas condições de vida. Para isso, todas as mulheres que participam do projeto, além dos cursos e oficinas, têm acolhimento, acompanhamento e orientação psicossocial com psicólogas e terapeutas voluntárias.


O projeto nasceu em 2012, e se mantém até hoje sob a coordenação da irmã Augustina Obi, que faz parte da Congregação das Irmãs Missionárias do Santo Rosário.

Entre essas mulheres, as histórias muitas vezes se confundem em um mesmo objetivo: - Mudar suas vidas e a de suas famílias, conseguindo uma nova oportunidade de emprego com os cursos oferecidos pelo EVM.


Os cursos são semestrais e a cada nova turma aberta é maior o número de mulheres que se inscrevem e, quando finalizam os cursos, a festa de formatura realizada pelo Espaço, reflete a alegria e a gratidão de cada uma delas, pela oportunidade de uma vida nova!



Vídeo e Fotos: Redes sociais Espaço Viva Mulher

85 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page