top of page
  • Foto do escritorABMTHS

Anelo lança vídeo em homenagem às mulheres

Atualizado: 31 de mai. de 2023

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o Instituto Anelo lançou o vídeo com a canção inédita “Não Percebeu Ainda?”, composta por Marisa Molchansky especialmente para a data. A produção audiovisual foi realizada no próprio Anelo e envolveu o trabalho de 20 pessoas ligadas ao Instituto, sendo 16 mulheres.


Trata-se da segunda produção do Instituto Anelo focada na representatividade. A primeira foi o vídeo com a regravação de “Tributo a Martin Luther King”, de autoria de Wilson Simonal e Ronaldo Bôscoli, lançado no ano de 2021 para marcar o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.


Para a presidente do Instituto Anelo, Siegrid Klein, esse projeto é motivo de alegria e gratidão. “Na sociedade atual, as mulheres, merecidamente, estão cada vez mais ocupando uma posição de destaque, assumindo funções até pouco tempo atrás desempenhadas apenas pelos homens”, diz.


E completa: “Neste viés, o Anelo, com muito orgulho, além de contar com um grande número de mulheres em seu quadro de colaboradores, voluntários ou não, também apoia a formação de grupos específicos ocupados exclusivamente por mulheres. E em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, destacando a representatividade feminina na instituição, produzimos este videoclipe com a participação das nossas mulheres”.


A COMPOSIÇÃO


Marisa Molchansky conta que “Não Percebeu Ainda?” é uma composição que surgiu inspirada na multiplicidade da mulher - confira a letra abaixo. “Não gosto de discursos extremados para nada. Ao longo do processo de composição, busquei refletir sobre a mulher e os papéis que ela assume em seu cotidiano, no intuito de reverenciar suas muitas ações, sua multiplicidade.”


Ela revela que compôs “Não Percebeu Ainda?” em quatro horas. No dia 17 de janeiro, apresentou a canção para o grupo de musicistas do Anelo. Depois de um período de conversas, veio o “ok” e, uma semana depois, o arranjo, assinado por Julia Mazzotti Toledo e Ana Luisa Nobre dos Santos, ambas professoras do Instituto Anelo, já estava pronto.


A gravação da música, que contou apenas com mulheres musicistas, foi feita em duas sessões, nos dias 11 e 18 de fevereiro. O vídeo, além de registrar todo esse processo, também conta com a participação de outras mulheres que trabalham no Instituto Anelo em funções administrativas, na comunicação, na diretoria ou são voluntárias.


Cantora e compositora, Marisa Molchansky chegou ao Instituto Anelo em 2002 como professora voluntária. Em 2013, assumiu a Coordenação do projeto Brincando com os Sons, de musicalização infantil. Nos últimos anos, migrou para a Administração e, atualmente, responde pela Coordenação Administrativa da instituição.


Formada em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além de trabalhar no Instituto Anelo, Brisa atua como professora de canto popular em escolas livres de música. Lançou seu primeiro trabalho autoral em 2011. Em maio de 2020, lançou o EP “Marisa Molchansky”. Ambos os trabalhos autorais estão disponíveis nas plataformas digitais e no YouTube.


Letra:


Não Percebeu Ainda?


“Pense em quem te fez o café e responda sinceramente

Foi um homem ou uma mulher?

Pense na estrutura da gente

Quem lavou, passou sua roupa? Me responda sinceramente

Foi um homem ou uma mulher?

Pense na estrutura da gente


Que demora a eternidade pra mudar

Precisou de muita luta pra chegar até aqui


Malabarista, equilibrista, produtiva ou produtora

Criativa, construtiva, sendo aluna ou professora

É branca, é negra, é índia ou parda,

Mãe ou filha, protetora

Será sempre uma menina, será sempre essa pessoa

Sem a qual não tem... não tem

Sem a qual não tem... não tem


Mulher, você é estrela, é dona da beleza

Pouco me importa o peso, altura ou endereço

Você é pura magia, motivo da poesia

No samba é dona Ivone, é Clara ou Alcione


Mulher, você é gigante, ativa e operante

Só faz e acredita, mesmo não sendo artista

Você é tão verdadeira, é mulher brasileira

Mulher você é linda, não percebeu ainda?"


 

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page